terça-feira, 4 de outubro de 2011

Republica Checa 29/09/2011

České Budějovicé, República Checa

Já que é pra participar, vamos começar certo.

Estou em České Budějovicé (não pense que vc leu certo, pq não leu), que os alemães chamam de Budweis, uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, distante uns 170 Km de Praga, em direção ao sul. O estilo é medieval e ainda guarda várias construções antigas, quase desde a época de sua fundação, por volta de 1260. Não é exatamente uma cidade turística. Tenho visto grupos de japonese e alemães excursionando por aqui, mas creio que seja apenas uma passagem no caminho entre outros lugares; como disse é perto de Praga e também de Viena e Budapeste. Se quiserem ver mais: http://www.c-budejovice.cz/en/stranky/welcome-page.aspx

Aqui é outono, mas está até excepcionalmente quente (varia entre 5oC a noitão uns 24oC durante o dia). Mesmo assim já estou curtindo um resfriado; como diz um certo empresário amigo nosso (ficou chique, hem Carlão) “quem nasce pra tatu, morre cavoucando (pois é, cavoucando, não cavucando)”.

Difícil mesmo é entender alguma coisa na língua deles. É um tal de tcchh pra cá e de rrrrijo pra lá que chega a dor de cabeça. O caipira aqui se meteu a comprar salame fatiado no supermercado (pq não fui na geladeira de frios e peguei um pacotinho?!). Foi tanta confusão! A véia do balcão me olhando e eu apontando. Mão pra cima, mão pro lado, faz sinal de sim, faz sinal de não. E a véia olhando e a fila crescendo. Balança a cabeça pra um lado e pro outro. E a fila crescendo e a véia ainda olhando. No fim, pra encerrar a “conversa” acabei com 758 g de salame pra colocar em um pãozinho de dez centímetros!  Ó o tatu aí de novo!

České” quer dizer “Bohemia do Sul”. Lembrou alguma coisa?! Pois é, essa região produz as melhores cervejas da República Checa, que é uma das melhores do mundo. Que alergia a glúten que nada! Foi pisar aqui e já me atraquei com um canecão daqueles!

A Budweiser original é daqui. Sei lá por qual motivo comercial (acho que venderam o nome), a cervejaria americana ficou com a marca e a daqui agora é a Budweiser Budvar. Boa de escorrer lágrima dos olhos!

Ainda não fui a muitos lugares, mas à medida que eu for conhecendo, vou dividindo as histórias com vcs.
Abraços. Ahoy.
Branco